top of page

Saiba quem são os pré-candidatos ao governo do Piauí nas eleições 2022



O primeiro a ser oficializado como pré-candidato foi o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB) em evento realizado no último sábado (5). Na ocasião, a deputada federal Iracema Portella (Progressistas) foi lançada como pré-candidata a vice-governadora.

Durante todo o ano passado, os dois nomes foram trabalhados pelo presidente nacional do Progressistas, ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para que a escolha ocorresse agora. Sílvio Mendes deve mudar de partido para concorrer, mas ainda não decidiu qual.


Rafael Fonteles

Atual secretário da Fazenda do Piauí, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), ele deve continuar no cargo até 31 de março, quando deverá ser lançado oficialmente como pré-candidato. A data é o prazo final para desincompatibilização eleitoral, que nada mais é que a data limite do Tribunal Superior Eleitoral para que ocupantes de cargos no serviço público se afastam do posto, emprego ou função na administração pública direta ou indireta para poder se candidatar a um cargo eletivo.


Washington Bonfim

O cientista político e professor Universitário Washington Bonfim foi um dos gestores mais ligados ao ex-prefeito Firmino Filho (PSB) e agora tenta viabilizar uma candidatura própria ao governo do Estado. Apesar de ter experiência em gestão pública, como secretário, nunca assumiu um mandato eletivo.


João Vicente Claudino

O ex-senador e empresário João Vicente Claudino se filiou ao Podemos nesta quinta-feira (10). Seu nome é colocado como uma possibilidade de concorrer ao cargo majoritário. O empresário comandou por muitos anos o PTB e deixou a sigla recentemente. Apesar de seu nome sempre ser cogitado, o empresário nega que vá concorrer a algum cargo eletivo.

Mas, quem colocou o nome para concorrer ao mesmo cargo, pelo mesmo partido foi o ex-candidato a prefeito de Teresina, o publicitário Fábio Sérvio, que passou pelo PSL e PROS.


Gessy Fonseca

A secretária municipal de Economia Solidária de Teresina, Gessy Fonseca (PSC), também está tentando viabilizar seu nome.

bottom of page