top of page

Rafael Fonteles anuncia aumento Salarial para professores; reajuste acima do piso nacional.

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou em 15/01, por meio de uma série de publicações no Twitter, o aumento nos salários dos professores do Estado. "Mais uma boa notícia para os professores do Estado do Piauí. O Piso Nacional do Magistério foi reajustado em 3,62%, alcançando o valor de R$ 4.580,57 para uma carga horária de 40 horas semanais", afirmou.


Rafael Fonteles destacou o compromisso contínuo com a valorização dos professores. "Continuamos firmes no compromisso de valorização dos nossos professores. Para fins comparativos, importante destacar que a renda média do povo piauiense (que financia o Estado com seus impostos) é R$ 1.110,00 (dados do IBGE 2022)."

"O percentual exato de reajuste será definido somente após a reunião de 18/01 da Mesa Permanente de Negociação com os Servidores, uma vez que iremos reajustar com o mesmo percentual o salário de todos os servidores estaduais efetivos (ativos e inativos) de todas as categorias do Estado", prosseguiu.

O projeto de lei referente ao aumento salarial será encaminhado à Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) no mês de fevereiro, com data-base a partir de 1º de maio. "Nos casos necessários, o complemento para o Piso Nacional do Magistério será garantido nos meses de Janeiro a Abril."

Para os professores temporários (substitutos), o governador anunciou a continuidade da política de aproximação gradativa dos vencimentos em relação aos professores efetivos. "Ou seja, novamente os professores temporários terão um reajuste maior em 2024, assim como ocorreu em 2023", finalizou.



Fonte Sebastian Eugênio, TvLitoralPiaui Blog do Paulo Lima

bottom of page