top of page

Piauí libera 4ª dose da vacina da Covid para público geral acima de 18 anos


A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) anunciou a liberação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos. Para se vacinar, é preciso ter tomado a terceira dose há quatro meses ou mais. As doses serão aplicadas pelos municípios, de acordo com a quantidade de imunizantes.

Além disso, a deliberação junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) determinou que os municípios reduzam o intervalo da vacina da Pfizer pediátrica para crianças acima de 5 anos, que seguirá a bula do imunizante, passando de oito semanas para 21 dias. A Coordenação de Imunização da Sesapi vai encaminhar uma nota técnicas aos municípios com as novas orientações. “Com essa redução, vamos proteger nosso público infantil com mais celeridade, uma vez que temos vacinas disponíveis. O intervalo anterior maior só foi estabelecido devido à insuficiência dos imunizantes”, explicou o superintendente de Atenção à Saúde de Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.

Número de adultos imunizados com terceira dose é de 65,17%

No Piauí, 65,17% da população elegível (acima de 18 anos) tomou a terceira dose. Isso representa um total de 591.382 pessoas sem a primeira dose de reforço. Já em relação à quarta dose, profissionais da saúde e população acima de 60 anos, grupos até então liberados para essa etapa, somam 18,97%.

O secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior, destaca a importância das doses de reforço para aumentar a proteção contra a infecção e proteger contra novas variantes.

“A vacinação é importante pois confere uma imunidade superior àquela gerada apenas pela doença. Por isso, é necessário que a população volte aos postos e tome sua terceira e também a quarta dose, assim que estiver disponível em seu município”, enfatizou o gestor.

bottom of page