top of page

Florentino Neto apresenta projeto visando garantir acesso universal ao teste da bochechinha

O deputado federal Florentino Neto (PT-PI), apresentou projeto de lei para garantir que todo recém-nascido tenha acesso ao teste da triagem genética, mais conhecido como “Teste da Bochechinha”, nos hospitais públicos e rede conveniada do Sistema Único de Saúde – SUS.


Oferecido apenas por hospitais particulares, o teste da “bochechinha” é um dos exames mais importantes para identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças no recém-nascido. Esse teste detecta simultaneamente mais de 300 condições genéticas e a Infecção Congênita.


O deputado afirma que “uma das funções básicas do estado é cuidar da saúde da sua população e esta obrigação tem uma importância ainda maior quando está em jogo à saúde e a capacidade de prevenção de doenças nas novas gerações”. Os bebês são submetidos a uma bateria de exames logo que nascem com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças.


No caso do teste da bochechinha, a coleta é rápida e indolor, pois é feito retirando a mucosa oral (saliva) com um cotonete adequado do lado interno da bochecha do bebê. O exame pode ser realizado a partir do primeiro dia de vida do bebê para garantir um diagnóstico preciso e tratamento precoce. Florentino ressalta que o teste da Bochechinha é um exame genético de triagem neonatal que complementa e amplia o número de doenças analisadas em recém-nascidos, mas não substitui o teste do pezinho


Florentino Neto tem o compromisso, assumido durante a campanha eleitoral, de lutar pela melhoria do sistema de Saúde do Brasil. Em menos de um mês no exercício do mandato, o parlamentar já apresentou dois projetos de lei com foco na saúde da população. O primeiro, beneficiando as pessoas que sofrem do transtorno do espectro autista e o segundo que garante a universalização do teste da bochechinha.



Fonte; Assessoria ; TvLitoralPiaui Paulolima

bottom of page