Secretaria de Justiça retoma visitas presenciais nos presídios do Piauí


O secretário estadual de Justiça, Carlos Edilson, autorizou a retomada gradual das visitas presenciais nas unidades prisionais aos presos custodiados no Estado. A medida iniciou nesta segunda-feira (23).

Para a retomada, foi considerada o avanço da imunização contra a covid-19 da população e dos presos custodiados no Sistema Penitenciário do Piauí, além do Decreto Estadual nº 19.920 de 15 de agosto de 2021, que dispõe sobre medidas sanitárias excepcionais voltadas para o enfrentamento do novo coronavírus.

O secretário então assinou, no dia 20 de agosto, portaria que autoriza o retorno das visitas presenciais, a partir do dia 23 de agosto de 2021, de cônjuge ou companheiro (a), ascendentes, descendentes e colaterais até o segundo grau devidamente cadastrados.

Cada interno poderá receber a visita de uma pessoa, obrigatoriamente cadastrada a cada 15 dias, com duração de 40 minutos, atendendo as normas sanitárias de distanciamento social e as visitas ocorrerão em dois turnos, conforme programação de cada estabelecimento penal.

Ainda de acordo com a portaria, ficam autorizadas as visitas de pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos, de gestantes e lactantes, devendo apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19.