Relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) mostra que 90% das cidades piauienses ainda têm lixões a céu aberto, o que corresponde a 201, dos 224 municípios do estado.
Relatório técnico do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) mostra que 90% das cidades piauienses ainda têm lixões a céu aberto, o que corresponde a 201, dos 224 municípios do estado. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (03) e são referentes ao ano de 2019. O balanço mostra ainda que somente 8% possuem aterro controlado, aproximadamente 18 cidades, e 2% aterro sanitário, o que representa cerca de cinco cidades.
"Atribuímos isso a vários fatores. Para a implantação de um aterro controlado e um aterro sanitário é um custo elevado. Entendemos esse problema, mas é preciso um planejamento a longo prazo. Uma gestão precisa dar continuidade as políticas públicas do anterior. Hoje, os aterros podem ser implantados por meio de consórcios públicos. Temos algumas iniciativas assim, mas não foram para frente, não atenderam a determinação da política nacional de resíduos sólidos instituída no nosso país", explica Leornado Santana, auditor do TCE-PI.
Ele destaca que, pela lei, todos os municípios do país devem extinguir os lixões até 2024
Fonte Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com, TvLitoralPiaui, Blog dp Paulo do Paulo Lima
Comments