A decisão foi tomada em reunião nesta quinta (20). Para o início do semestre letivo 2022.1, cada campus do instituto possui a sua própria previsão para início das aulas, a maioria é a partir de 3 de fevereiro.
IFPI — Foto: Gil Oliveira/g1
O Instituto Federal do Piauí (IFPI) decidiu em reunião, nesta quinta-feira (20), a exigência do passaporte da vacina para a volta das aulas presenciais da instituição. O documento será cobrado tanto para estudantes quanto para servidores do instituto.
Ao todo, 25 dirigentes votaram a favor da exigência do certificado e somente um se absteve. O reitor do IFPI, Paulo Borges, informou que a medida tem como objetivo cumprir as recomendações das autoridades competentes e garantir um retorno às atividades presenciais seguro.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
“Estamos seguindo todas as orientações do COE Estadual que prevê que as atividades podem ser presenciais e que pode ocorrer a cobrança do certificado de vacina. Houve uma recomendação do Ministério da Educação (MEC), porém, em 48 horas o Supremo Tribunal Federal (STF) orientou que exigisse. Estamos cumprindo o ponto de vista legal e científico”, afirmou.
Na reunião foi apresentada ainda a portaria que autoriza o avanço das atividades educacionais para a fase híbrida a partir do primeiro semestre deste ano.
O Comitê de Prevenção ao Coronavírus da instituição de ensino acompanhará os indicadores gerais e locais, das condições de biossegurança e avaliará a cada 15 dias - ou em caráter extraordinário, quando for necessário - as condições de biossegurança para manutenção de cada campus na fase híbrida.
Atualmente, o IFPI está com as atividades no formato híbrido (presencial e remoto). Algumas atividades retornaram no formato presencial, como as atividades práticas e algumas atividades de pesquisa em laboratórios, mas a maioria das atividades acadêmicas de ensino continuaram no formato remoto.
Para o início do semestre letivo 2022.1, cada campus do instituto possui a sua própria previsão para início das aulas, a maioria é a partir de 3 de fevereiro.
UFPI e Uespi
Na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o passaporte de vacina também será obrigatório para estudantes e servidores. Entretanto, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o documento não será exigido, medida que gerou críticas à instituição.
LEIA TAMBÉM
Veja como será o retorno das aulas na UFPI, Uespi e IFPI no estado do Piauí
UFPI planeja exigir comprovante de vacinação para aluno realizar matrícula
Escolas do Piauí devem exigir passaporte da vacina contra Covid para alunos na volta às aulas presenciais
Por Laura Moura, g1 PI
20/01/2022
Comments