Estudante que tirou 980 na redação do Enem 2021 fez apenas cinco textos durante preparação.


Esta é a terceira vez que Esdras Fontenelle fez o Enem, visando uma vaga no curso de medicina. Nos anos anteriores, 2019 e 2020, ele fez 960 e 940 respectivamente na prova de redação. Após a frustração por não conquistar a vaga, o estudante resolveu ficar descansando os dois meses após o resultado de 2020, com isso, a preparação para a prova de 2021 começou apenas em julho e com uma metodologia diferente para a prova de redação.

“Eu decidi fazer uma coisa totalmente diferente ‘não vou fazer mais 40 ou 30 redações como fazia no ensino médio ou como 20 redações que fiz no ano de 2020. Resolvi fazer pouquíssimas e focar mais nas áreas que tenho dificuldade”, contou ele.

Esdras explicou que apesar da pouca prática durante o ano, tinha uma estrutura montada em mente e pesquisava sobre assuntos de educação, saúde, segurança, meio ambiente que pudessem ser o tema da prova.

“Ainda estava me preparando, e nesse período, eu só fiz cinco redações, uma pra cada tema: educação, saúde, segurança, meio ambiente, e fiz uma sobre relações de trabalho. Só fiz cinco redações o ano todo, mas eu ainda tinha uma estrutura muito forte na minha cabeça por ter tido uma base boa nos anos anteriores de estudo”, explicou Esdras.