Auxílio de R$ 500 para órfãos da pandemia da Covid é lançado pelo Consórcio Nordeste em Natal



Natal recebeu nesta quarta-feira (25) o lançamento do Programa "Nordeste Acolhe", do Consórcio Nordeste. O evento contou com a presença de governadores e representantes dos nove estados da região. Entre as ações, o programa prevê o pagamento de um auxílio financeiro de R$ 500 a crianças e a adolescentes que ficaram órfãos em decorrência da Covid, em situação de vulnerabilidade social. O benefício deverá ser pago mensalmente até o alcance da maioridade civil.

A iniciativa do Consórcio Nordeste foi proposta pela Câmara Temática de Assistência Social, tendo como principais diretrizes a garantia da proteção social continuada e a redução de impactos sociais e econômicos das mortes na vida destas crianças e adolescentes que perderam os pais durante a pandemia.

Números de beneficiados por estado

Alagoas1.347, Bahia 6.033, Ceará 5.610, Maranhão 2.269, Paraíba 2.142, Pernambuco 4.411, Piauí 1.633, Sergipe 1.415, Rio Grande do Norte 1.681.


Os estados têm, entre outras competências, que promover ações visando a identificação e a inserção da criança e do adolescente em situação de orfandade nos serviços e benefícios socioassistenciais; e instituir benefício continuado como instrumento de segurança de renda.

Cada estado deverá encaminhar o programa para as assembleias legislativas.