Após 10 anos de espera, moradores fazem 'vaquinha' e constroem ponte no Sul do Piauí

Segundo moradores do povoado Alto dos Canutos, Zona Rural de Picos, a espera pela reforma da passagem molhada já durava mais de 10 anos. Procurada pelo G1, a Prefeitura de Picos ainda não se manifestou.


Moradores do povoado Alto dos Canutos, em Picos, reuniram-se e fizeram uma "vaquinha" para construir por conta própria uma ponte sobre o rio Guaribas, que liga a região à comunidade Boa Fé, no Sul do Piauí. Segundo eles, a espera pela reforma do local já durava mais de 10 anos. O G1 procurou a Prefeitura de Picos, que não se posicionou sobre o caso até o fechamento desta reportagem.

A ponte possui cerca de 35 metros e foi construída durante três dias, em regime de mutirão. Os gastos da obra foram custeados por 40 moradores, que estimam que o valor total seja de R$ 7 mil. Antes da ponte ser construída, alguns moradores faziam a travessia em uma passagem improvisada de madeira, outros optavam por estradas alternativas e desvios de até 10 km da região, o que provocava diversos transtornos. A ideia de construir a passagem surgiu com o trabalhador de construção civil Galileu Gomes, de 35 anos. Segundo ele, durante o período chuvoso, a comunidade chegava a ficar completamente isolada porque o volume de água no rio Guaribas aumentava e dificultava a travessia. Cerca de 40 moradores se reuniram para construir ponte no Sul do Piauí — Foto: Arquivo Pessoal “A gente cansou de esperar. Pensamos que quando mudasse a gestão em 2021, a ponte finalmente fosse ser construída, mas nem falaram nela. Era só promessa. Há uma década os políticos chegam aqui no tempo da eleição e falam que vão resolver o problema, mas não resolveram, então nos mobilizamos e fomos lá”, contou Galileu. Para comemorar a construção, os moradores organizaram uma cerimônia de inauguração da ponte, que deve acontecer no domingo (30).




Fobte: G1 Pi